top of page

JANEIRO BRANCO – A vida pede equilíbrio




Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre saúde mental com a intenção de ajudar na prevenção e no tratamento de doenças mentais.

Vale salientar que o mundo está passando por um período de intensa transformação e incertezas. Nesse cenário pós pandemia, a quantidade de casos de Burnout, depressão e estresse aumentaram consideravelmente.


E como cuidar da saúde mental como prevenção ?

Os estudos focados na Psicologia Positiva nos levam a perceber uma abertura de reflexão sobre um novo ciclo de ação onde seremos capazes de viver novas experiências com possibilidades de aprendizados e novos comportamentos em prol da saúde mental.

Diante do lema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, todos na humanidade estão focados na criação de um ambiente pessoal, familiar e organizacional psicologicamente seguro para promover saúde mental. E para o ser humano viver as melhores experiências na vida tem como base emoções positivas.


Para Martin Seligman, a Psicologia Positiva tem como missão tornar a vida das pessoas mais produtiva e satisfatória. O estudo cientifico de Seligman teve uma robusta contribuição da Barbara Fredrickson, pesquisadora americana por mais de vinte anos, ampliando as pesquisas sobre as emoções humanas e trazendo assim os benefícios da positividade nas mais diversas esferas, desde a cognição , a fisiologia, até a esfera social e cultural.

Barbara Fredrickson, descreve as dez formas mais comuns de expressar emoções positivas: alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, diversão, inspiração, admiração e amor. Cada uma dessas emoções traz pensamentos e sensações diferentes e, consequentemente, provoca comportamentos diferentes e saúde mental.

Viver emoções positivas aumentam possibilidades para gerarmos soluções efetivas e nutrirmos mais emoções dentro de nós. E agora, como potencializar as emoções positivas no contexto da saúde mental?

Eis aqui um espaço para reflexões, chamando atenção para importância de cuidar da mente e cuidar da vida.

  • O que você faz com o que acontece com você?

  • E como você enfrenta as emoções negativas – medo, tristeza e raiva?

Quando estamos falando de prevenção da saúde mental, precisamos fazer um diário de experiência difícil para entendermos que as emoções negativas são nossa linha de frente da defesa contra ameaças externas, que por sua vez, provocam situações de luta.

Ressaltamos que nesse processo de evolução, as emoções positivas têm um papel muito importante no equilíbrio quando uma oportunidade ou ameaça entra em cena, seja no ambiente familiar ou organizacional.

Em resumo a saúde completa envolve a saúde física, emocional e espiritual. Pessoas e empresas, cuidem de todas essas dimensões, para mantê-las em equilíbrio. “ A vida pede equilíbrio” e para tanto é necessário se conhecer e se reconhecer vivendo as emoções humanas, experimentá-las para nutrir a saúde mental.

Maria da Penha Silva dos Santos – Especialista e Psicologia Positiva – Idealizadora da Carreira Apreciativa

11 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page